IX Cinema Mostra Aids
Realização:
Apresentação
Filmes
Programação
Expediente
Biblioteca de Filmes
Mostras Anteriores
Home / 2004 - Apresentação
2004 - Apresentação

II Cinema Mostra Aids

A ideia da Mostra é usar um evento de apelo cultural para falar sobre aids. Assim, um vasto painel do tema é apresentado a partir da seleção de filmes que trazem a infecção pelo HIV como tema central ou pano de fundo.

Ao longo de mais de duas décadas da epidemia não foram poucos os autores e diretores que transformaram a aids em fonte de inspiração e utilizaram o cinema para tratar da “doença do século”. E, por isso, provocaram diversas reações: da polêmica à comoção, do medo à conscientização, da ironia à indiferença. Os títulos da mostra representam respostas e perplexidades do cinema frente à aids, alertam para a necessidade da prevenção e da eliminação do preconceito, e testemunham as dificuldades de viver com HIV em nossa sociedade.

Cinema Mostra Aids é uma realização do Grupo pela Vidda/SP, ONG que atua há 15 anos na luta contra a aids. Esta é a segunda edição do evento, realizado pela primeira vez em 1997. A Mostra só foi possível graças ao trabalho voluntário de inúmeros colaboradores, especialmente do Espaço Unibanco de Cinema; do Festival MIX Brasil; além de equipe do próprio Grupo Pela Vidda/SP. O evento também mobilizou jornalistas especializados em cinema, distribuidoras de filmes e contou com a parceria do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde.

São Paulo, agosto de 2004.


<< Voltar

IX Cinema Mostra Aids
de 26 a 28 de novembro de 2013 no Cine Olido / de 27 de novembro a 1º de dezembro no Centro Cultural São Paulo