IX Cinema Mostra Aids
Realização:
Apresentação
Filmes
Programação
Expediente
Biblioteca de Filmes
Mostras Anteriores
Home / 2006 - Apresentação
2006 - Apresentação

III Cinema Mostra Aids

A III Cinema Mostra Aids, realização do Grupo Pela Vidda/SP, exibe 25 filmes. A programação inclui curtas e longas-metragens, ficções e documentários, filmes produzidos para o cinema e para a televisão. O evento é fruto de uma parceria com o Espaço Unibanco de Cinema, Programas Municipal e Estadual de DST/Aids de São Paulo e MTV Brasil.

Entre os destaques, a pré-estreia nacional do filme Rent - Os Boêmios, primeira adaptação da famosa peça da Broadway para o cinema, e a exibição de Transit, primeiro longa-metragem produzido pela MTV para a televisão. São vários os títulos inéditos na programação, entre eles a emocionante produção norte-americana A Closer Walk e o filme sul-africano Yesterday, que concorreu ao Oscar de 2005 com indicação para melhor filme estrangeiro.

Na seleção, há filmes que abordam a caótica realidade da epidemia no continente africano. Além de Yesterday, House of Love e Wa N 'Wina. Alguns títulos revelam a situação das crianças que vivem com HIV e daquelas que passaram a ser chamadas de órfãos da aids: Pequenos Guerreiros, O Dia em Que Meu Deus Morreu.

A temática homossexual em tempos de aids também está presente na programação nos filmes Filhote, A Família de Felix, Dias e Eu Amo Esse Homem. Aspectos da epidemia globalizada são enfocados no inédito filme A Closer Walk e no documentário Pandemia: Enfrentando a aids. Alguns títulos polêmicos também compõem a programação, como O Presente, O Outro Lado da Aids e Alguém Ainda Morre de Aids?

A produção nacional está representada pelos longas-metragens Cazuza e Carandiru, e também pelo documentário Borboletas da Vida. A programação conta ainda com grandes produções que foram sucesso de público, a exemplo de As Horas, Tudo Sobre Minha Mãe e O Jardineiro Fiel. Este último, produção de 2005 sob a direção do brasileiro Fernando Meirelles.

A ideia da mostra é usar um evento de apelo cultural para falar sobre aids. Ao longo de mais de duas décadas da epidemia são muitos os autores e diretores de cinema que transformaram a aids em fonte de inspiração. Além de retratarem a realidade da epidemia pelo HIV/Aids no mundo, provocaram diversas reações: polêmica, comoção, medo, conscientização, ironia, indignação, nas plateias de diferentes partes do mundo.

Os títulos da III Cinema Mostra também alertam para a necessidade da prevenção e da eliminação do preconceito, além de testemunharem as dificuldades de viver com HIV na sociedade atual.

São Paulo, maio de 2006.


<< Voltar

IX Cinema Mostra Aids
de 26 a 28 de novembro de 2013 no Cine Olido / de 27 de novembro a 1º de dezembro no Centro Cultural São Paulo