IX Cinema Mostra Aids
Realização:
Apresentação
Filmes
Programação
Expediente
Biblioteca de Filmes
Mostras Anteriores
Home / 2007 - Apresentação
2007 - Apresentação Mostra Itinerante

Cinema Mostra Aids Itinerante: Recife, João Pessoa e Campina Grande

Depois de 10 anos de sua primeira edição, em 1997, Cinema Mostra Aids, uma realização do Grupo Pela Vidda/SP, volta às telas não em São Paulo, mas em outras partes do Brasil, com o mesmo propósito: contribuir, por meio da abordagem do cinema, para a reflexão sobre a situação e os rumos da epidemia da aids. Quem recebe a mostra são as cidades de Recife, parceria do Pela Vidda/SP com o Programa Municipal de DST/Aids de Recife; João Pessoa (04/10 a 06/10/2007) e Campina Grande (07/10 a 09/10/2007), parceria do Pela Vidda/SP com o Programa Estadual de DST/Aids da Paraíba.

Idealizada pelo Grupo Pela Vidda/SP, organização não governamental de luta contra a aids sem fins lucrativos que atua desde 1989 na capital paulista, a iniciativa inédita da mostra surgiu há uma década, no momento em que o cinema colecionava poucos títulos que retratavam principalmente o drama do viver com aids no período mais trágico da epidemia, até meados da década de 90.
Cinema Mostra Aids conta com um rico acervo, em constante renovação, que contém produções nacionais, filmes que abordam a aids e a temática homossexual, documentários tocantes da dura realidade do continente africano e em outras partes do mundo, a situação das crianças que vivem com HIV, a sexualidade e os sonhos de jovens e adolescentes.

Também há documentários que denunciam crises e omissões; filmes que trazem dilemas éticos, crises existenciais e abordagens polêmicas; curtas e longas metragens que revelam personagens movidos pela culpa, pelo medo, pela indiferença, pelas fraquezas humanas, mas também pela garra, esperança e alegria de viver.

Cinema Mostra Aids ganha relevância no momento em que a aids frequenta cada vez menos os noticiários e só está presente em datas especiais ou em campanhas sazonais do governo. É notório o desaparecimento da aids do centro dos debates, tornando-se um tema cada vez mais circunscrito às comunidades mais diretamente afetadas, aos ativistas, aos técnicos de programas governamentais e profissionais que trabalham em serviços de saúde.

Usar um evento de apelo cultural para falar sobre aids é, assim, uma tentativa de ampliar a discussão para além dos circuitos médico e militante, de despertar novamente o interesse para uma epidemia que não chegou ao fim, que pode atingir qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. O cinema, assim como a sociedade, continua sendo desafiado a descobrir as novas faces da aids e a encontrar novas formas de enfrentá-la.

São Paulo, outubro de 2007.


<< Voltar

IX Cinema Mostra Aids
de 26 a 28 de novembro de 2013 no Cine Olido / de 27 de novembro a 1º de dezembro no Centro Cultural São Paulo